JOGOS E GAMIFICAÇÃO

 


 É de cunho relevante abordar que de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é relevante reorganizar propósitos, buscar metodologias e rever estratégias para atender as novas imposições da sociedade , cada vez mais rodeada por uma infinidade de alternativas de comunicação e propagação de dados e informações. Outrossim, no meio acadêmico inúmeros grupos de pesquisas se debruçam para assimilar o fenômeno dos jogos digitais e suas consequências no âmbito educacional de aprendizagem. Visto que, os jogos suscitam entretenimento, engajamento, motivação, interação, desenvolvimento cognitivo e metacognitivo.

 É de importante seriedade evidenciar que jogos em todo momento permaneceram presentes na historia da humanidade e é habitual a agregação dessas ferramentas a estrita finalidade de entretenimento. Com a disseminação e popularização dos jogos digitais a gamificação é perceptível na vida cotidiana e na educação. Uma vez que, remetem ao engajamento e promove melhorias educacionais.

 Em vista dos pretextos retratados o quebra-cabeça é um excelente recurso para o progresso neurológico, físico, psicomotor da concentração e da percepção visual. Segundo alguns pesquisadores o jogo desencadeia amadurecimento e a habilidade de resolver questões psicológicas. A exemplo, algumas escolas utilizam essa ferramenta nas aulas de matemática.

               



 Outrossim, O Minecraft Education Edition é uma plataforma de aprendizado baseada em um jogo. Ademais, envolve os alunos para colaboração e elaboração de problemas, dado que, é uma ótima ferramenta para desenvolver a atenção e o discernimento dos alunos.

 


 Aah no link abaixo encontram-se alguns benefícios do uso da gamificação na educação!

https://blog.ipog.edu.br/educacao/beneficios-gamificacao-na-educacao/

Até a próxima! 💛💛

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CANVA E INFOGRÁFICOS